quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

A Canção do Senhor da Guerra

Parte de uma notícia que saiu no dia 20/01/2009, no 'Diário da Manhã online'

Bush fecha ciclo como senhor da guerra

Um presidente cuja principal marca é a guerra. Com esta característica, George W. Bush deixa a presidência dos Estados Unidos da América para virar mais uma página da história. O principal legado do 43º chefe maior da Casa Branca não é o de ser o pior presidente dentre todos (exagero de seus opositores), mas de representar aquele que mais fez pelos conflitos armados. Nem mesmo Ronald Reagan, em plena Guerra Fria, na década de 1980, gastou tanto com armamentos e despertou conflitos quanto o maior líder republicano vivo. Bush é um adorador do belicismo.
“Todos aqueles que cometeram crimes de guerra terão que se ver com a Justiça. Acho que é mais que justo: Bush tem que se responsabilizar pelo que fez, por todas as guerras, atrocidades em Guantánamo e todos seus desgovernos e ações antidemocráticas”, diz o documentarista Michael Moore, em resposta a e-mail enviado pela reportagem do DM. Moore é vencedor do Oscar, autor do documentário Farenheit 9/11 e do livro Uma Nação de Idiotas. Ele é um dos mais famosos opositores do governo que termina. “As pessoas perguntam o que vou fazer agora que Bush foi embora. Respondo que temos muitas coisas a fazer. Bush era apenas um dos problemas.”
(...)

Notícia na íntegra: 'Diário da Manhã online'. Disponível em: http://www.dm.com.br/impresso/7744/brasilmundo/61689,bush_fecha_ciclo_como_senhor_da_guerra#

---

Aqui, uma música da Legião Urbana que já falava sobre esse assunto - a guerra - a muito tempo atrás...

A canção do senhor da guerra (Legião Urbana):
(vídeo feito pelo usuário - disponível em: http://br.youtube.com/watch?v=5uLnA6s7Dzc)



e agora outra música da Legião, sobre o mesmo assunto...

Soldados (Legião Urbana):
(disponível em: http://br.youtube.com/watch?v=GEnKBBvoKsU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

*Postagens Populares*

Só de Sacanagem

"Meu coração está aos pulos!

Quantas vezes minha esperança será posta à prova?

Por quantas provas terá ela que passar? Tudo isso que está aí no ar, malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro, do meu, do nosso dinheiro que reservamos duramente para educar os meninos mais pobres que nós, para cuidar gratuitamente da saúde deles e dos seus pais, esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e eu não posso mais.

Quantas vezes, meu amigo, meu rapaz, minha confiança vai ser posta à prova?

Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais?

É certo que tempos difíceis existem para aperfeiçoar o aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz.

Meu coração está no escuro, a luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó e os justos que os precederam: "Não roubarás", "Devolva o lápis do coleguinha", "Esse apontador não é seu, minha filha". Ao invés disso, tanta coisa nojenta e torpe tenho tido que escutar.

Até hábeas corpus preventivo, coisa da qual nunca tinha visto falar e sobre a qual minha pobre lógica ainda insiste: esse é o tipo de benefício que só ao culpado interessará. Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear: mais honesta ainda vou ficar.

Só de sacanagem! Dirão: "Deixa de ser boba, desde Cabral que aqui todo mundo rouba" e vou dizer: "Não importa, será esse o meu carnaval, vou confiar mais e outra vez. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos, vamos pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês. Com o tempo a gente consegue ser livre, ético e o escambau."

Dirão: "É inútil, todo o mundo aqui é corrupto, desde o primeiro homem que veio de Portugal". Eu direi: Não admito, minha esperança é imortal.

Eu repito, ouviram? Imortal! SEI QUE NÃO DÁ PARA MUDAR O COMEÇO MAS, SE A GENTE QUISER, VAI DAR PARA MUDAR O FINAL!"

[Elisa Lucinda]

Seguidores

Twitter

Total de visualizações de página