quinta-feira, 26 de maio de 2011

À Rebeca.

Animais de estimação se chamam assim por um motivo. Estimamos o animal, como se fosse parte da família... Assim, a dor da perda tem essa magnitude. Quem tem um, vai entender...

_
A minha vida inteira eu tive cachorros.

Não foi exatamente uma escolha minha, mas minha família em geral sempre foi mais cachorreira.

Até que um dia, eu conheci a Rebeca - a gata do meu namorado, e me apaixonei por esses animais, em especial por ela...
Existe um fato sobre gatos que faz com que muita gente não goste deles. O fato é que gatos são mais auto-suficientes. Tanto que não é sempre que o gato virá lhe recepcionar quando você chega, abanando o rabo e fazendo folia pelo seu retorno.
Mas eles têm o seu jeito de demonstrar afeto, e não o fazem para qualquer um. Assim que você pode se sentir lisonjeado quando um gato mostrar que gosta de você.

A Rebeca fazia isso comigo. Claro, não abanava o rabo nem pulava como um cachorro, mas me cumprimentava da forma dela. Gostava dos meus carinhos e fazia carinho em mim, também, como  retribuição.

Mesmo do jeito "gato", ela demonstrava que gostava muito de mim, e eu fazia o possível pra demonstrar a recíproca era verdadeira.
Nós tínhamos já a nossa relação muito bem consolidada, tanto que meu namorado já arriscava dizer que ela gostava mais de mim do que dele... Claro que não se compara à 14 anos de convivência com ele e com sua mãe... Eles sabiam o que significava cada miado, movimento, olhar e mania dela.
Mas acho que ganhei um pedacinho do coração dela. :)

Presto essa homenagem hoje, porque ontem à noite eu soube que ela morreu. Já estava com idade avançada para um gato - 14 anos,  e como costumávamos dizer, estava nos bônus das vidas que poderia gastar. Já havia ficado doente muitas vezes, mas sempre voltava para agitar por aí mais um pouco.
Nos últimos tempos ela andava um pouco doente, e antes de eu vir embora, deixei pra ela uma caixa de papelão (artefato que agrada muito os gatos), esperando que talvez ela se animasse um pouco... Talvez na esperança de que pudesse vê-la ainda muitas vezes...
Infelizmente, dessa vez, ela se foi. E vai deixar uma saudade imensa...

Adeus, Rebeca.

Você fará muita falta...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

*Postagens Populares*

Só de Sacanagem

"Meu coração está aos pulos!

Quantas vezes minha esperança será posta à prova?

Por quantas provas terá ela que passar? Tudo isso que está aí no ar, malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro, do meu, do nosso dinheiro que reservamos duramente para educar os meninos mais pobres que nós, para cuidar gratuitamente da saúde deles e dos seus pais, esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e eu não posso mais.

Quantas vezes, meu amigo, meu rapaz, minha confiança vai ser posta à prova?

Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais?

É certo que tempos difíceis existem para aperfeiçoar o aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz.

Meu coração está no escuro, a luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó e os justos que os precederam: "Não roubarás", "Devolva o lápis do coleguinha", "Esse apontador não é seu, minha filha". Ao invés disso, tanta coisa nojenta e torpe tenho tido que escutar.

Até hábeas corpus preventivo, coisa da qual nunca tinha visto falar e sobre a qual minha pobre lógica ainda insiste: esse é o tipo de benefício que só ao culpado interessará. Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear: mais honesta ainda vou ficar.

Só de sacanagem! Dirão: "Deixa de ser boba, desde Cabral que aqui todo mundo rouba" e vou dizer: "Não importa, será esse o meu carnaval, vou confiar mais e outra vez. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos, vamos pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês. Com o tempo a gente consegue ser livre, ético e o escambau."

Dirão: "É inútil, todo o mundo aqui é corrupto, desde o primeiro homem que veio de Portugal". Eu direi: Não admito, minha esperança é imortal.

Eu repito, ouviram? Imortal! SEI QUE NÃO DÁ PARA MUDAR O COMEÇO MAS, SE A GENTE QUISER, VAI DAR PARA MUDAR O FINAL!"

[Elisa Lucinda]

Seguidores

Twitter

Total de visualizações de página