terça-feira, 19 de abril de 2011

Coelhinho da Páscoa, que trazes pra mim?

"Tradição Milenar — O hábito de presentear ovos pintados a mão tem origem em rituais pagãos de celebração à chegada da primavera no Hemisfério Norte. Eles simbolizam a fertilidade e o renascimento da natureza em diversas culturas, como a hindu e a chinesa de 3.000 anos antes de Cristo.

A Igreja Católica reconheceu os ovos como símbolo de ressurreição de Cristo no século XVIII, quando começaram a ser distribuídos na Páscoa. Cem anos depois, eles ganharam versões de chocolate."

Fonte: Revista Época


--------

E então... chegou a semana da Páscoa.

Hoje, isso significa pessoas enlouquecidas atrás de ovos de chocolate, estourando o orçamento pra presentear família e amigos... e fazendo malabarismos pra driblar os filhos pequenos que choram desesperadamente pelo ovo de chocolate da Barbie, Ben 10, Hot Wheels ou seja lá qual for o personagem que faz o tal ovo ser o triplo do preço normal (já caríssimo...).

Esse é o espírito da coisa na Páscoa dos dias de hoje...

Mas um dia foi diferente... Lembram daquela tradição que ainda persiste em cidades pequenas, de pintar a casca de ovos de galinha, que depois seriam preenchidos com carrapinha?
Esses ovos eram obras de arte, pois cada pintura demonstrava a destreza de quem havia dedicado o seu tempo a enfeitar o tal ovo.
E esses ovos eram a brincadeira feita na manhã da Páscoa, quando as crianças acordavam para começar a busca pela casa atrás dos ovos enfeitados...

Isso era a Páscoa significando um momento familiar...
E não um momento comercial.

---

Quer pensar na Páscoa sem ser a Ressurreição de Cristo e nem a morte do seu dinheiro?

Pense em renascimento.

Todos nós passamos por renascimentos durante as nossas vidas. 
Às vezes, é uma característica nossa que deixamos pra trás, um lugar, um jeito de ser, um status, um estado, um modo de enfrentar as coisas ou de encarar a vida, o qual já está ultrapassado; às vezes é um pensamento, sentimento, necessidade ou vontade... geralmente infantil, que confrontado com a realidade nos impõe uma adaptação...
Seja qual for a situação, pra haver renascimento é preciso ter uma morte. E então, morremos para renascermos melhores.

É doloroso, pois deixamos pra trás parte da nossa identidade, e aquilo que é velho, conhecido e familiar. Mas quando aceitamos e encaramos a vida nova, vemos o quanto ganhamos também...

Pra mim, esse é o significado desta Páscoa.


E para encerrar, deixo-lhes com Cecília Meireles:

"Aprendi com a primavera; a deixar-me cortar e voltar sempre inteira." 


Desejo a todos uma Feliz Páscoa!!
_

Nenhum comentário:

Postar um comentário

*Postagens Populares*

Só de Sacanagem

"Meu coração está aos pulos!

Quantas vezes minha esperança será posta à prova?

Por quantas provas terá ela que passar? Tudo isso que está aí no ar, malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro, do meu, do nosso dinheiro que reservamos duramente para educar os meninos mais pobres que nós, para cuidar gratuitamente da saúde deles e dos seus pais, esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e eu não posso mais.

Quantas vezes, meu amigo, meu rapaz, minha confiança vai ser posta à prova?

Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais?

É certo que tempos difíceis existem para aperfeiçoar o aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz.

Meu coração está no escuro, a luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó e os justos que os precederam: "Não roubarás", "Devolva o lápis do coleguinha", "Esse apontador não é seu, minha filha". Ao invés disso, tanta coisa nojenta e torpe tenho tido que escutar.

Até hábeas corpus preventivo, coisa da qual nunca tinha visto falar e sobre a qual minha pobre lógica ainda insiste: esse é o tipo de benefício que só ao culpado interessará. Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear: mais honesta ainda vou ficar.

Só de sacanagem! Dirão: "Deixa de ser boba, desde Cabral que aqui todo mundo rouba" e vou dizer: "Não importa, será esse o meu carnaval, vou confiar mais e outra vez. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos, vamos pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês. Com o tempo a gente consegue ser livre, ético e o escambau."

Dirão: "É inútil, todo o mundo aqui é corrupto, desde o primeiro homem que veio de Portugal". Eu direi: Não admito, minha esperança é imortal.

Eu repito, ouviram? Imortal! SEI QUE NÃO DÁ PARA MUDAR O COMEÇO MAS, SE A GENTE QUISER, VAI DAR PARA MUDAR O FINAL!"

[Elisa Lucinda]

Seguidores

Twitter

Total de visualizações de página