Um dos motivos disso é que a maioria, se não todas as músicas deles, falaram sobre alguns assuntos que são relevantes até hoje.
Como por exemplo, a música "Que país é este?", que fala do Brasil, e da corrupção que já estava impregnada no modo de governo do nosso país naquela época...
E que, infelizmente, ainda está presente hoje em dia.
Para relembrar, aqui vai o clipe da música:
Pensando nisso, quero falar hoje sobre um projeto de lei de iniciativa popular que acho muito interessante. É o Projeto de Lei sobre a vida pregressa dos candidatos, da Campanha Ficha Limpa.
Aqui vai um trecho de um texto sobre a campanha e a lei, retirado do site do MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral):

"A Campanha Ficha Limpa foi lançada em abril de 2008 com o objetivo de melhorar o perfil dos candidatos e candidatas a cargos eletivos do país. Para isso, foi elaborado um Projeto de Lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos que pretende tornar mais rígidos os critérios de inelegibilidades, ou seja, de quem não pode se candidatar.
(...)
O Projeto de Lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos pretende:
Aumentar as situações que impeçam o registro de uma candidatura, incluindo:
Pessoas condenadas em primeira ou única instância ou com denúncia recebida por um tribunal – no caso de políticos com foro privilegiado – em virtude de crimes graves como: racismo, homicídio, estupro, tráfico de drogas e desvio de verbas públicas.
Essas pessoas devem ser preventivamente afastadas das eleições ate que resolvam seus problemas com a Justiça Criminal; Parlamentares que renunciaram ao cargo para evitar abertura de processo por quebra de decoro ou por desrespeito à Constituição e fugir de possíveis punições;
Pessoas condenadas em representações por compra de votos ou uso eleitoral da máquina administrativa.
Estender o período que impede a candidatura, que passaria a ser de oito anos.
Tornar mais rápidos os processos judiciais sobre abuso de poder nas eleições, fazendo com que as decisões sejam executadas imediatamente, mesmo que ainda caibam recursos."
Fonte: MCCE - Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral
Disponível em: http://www.mcce.org.br/node/125
-
Nessa página, mais alguns links sobre a campanha e arquivos em pdf da lei:
http://www.mcce.org.br/node/15
Aqui, um vídeo sobre a campanha:
http://www.youtube.com/watch?v=Irs8X_h6REg&feature=player_embedded
-
Eu estaria muito inclinada a duvidar que essa campanha logre algum êxito, pois é de fato muito difícil acreditar que os representantes criminosos - que hoje em dia temos certeza que já somam a maioria - sancionem uma lei que acabe com a sua própria carreira.
(ver ao fim da postagem a charge do Maurício Ricardo a esse respeito)
E mesmo que isso venha a acontecer, pois eles podem pensar que apoiando a lei vão estar achando outro meio de nos fazer acreditar na sua benevolência (o que é bem provável que façam), eles podem muito bem encontrar modos de driblar a lei e continuar nos enganando, pois já tem um bom histórico pra isso...
No entanto, acho que essa atitude por parte da população significa algo muito bom, que é o fato de que não estamos mais fingindo que não vemos, ou tão acomodados com a situação que chegamos a acreditar que sempre foi assim e que assim sempre será.
Tudo bem que esse país é grande, e que fazer a população se unir e se movimentar em prol de algo se torna difícl às vezes... Mas o fato de a população ser numerosa deveria também significar que temos um poder muito grande.
E é isso que me faz querer apoiar essa iniciativa, pois talvez comecemos a criar a consciência de que temos força sim para mudar o cenário desse país.
Lembro agora da Elisa Lucinda, que escreveu o texto "Só de Sacanagem", texto que inclusive serviu de abertura para meu blog ainda no ano passado.
Ao fim do texto temos o seguinte:
"Dirão: 'É inútil, todo o mundo aqui é corrupto, desde o primeiro homem que veio de Portugal'. Eu direi: Não admito, minha esperança é imortal.
Eu repito, ouviram? Imortal! SEI QUE NÃO DÁ PARA MUDAR O COMEÇO MAS, SE A GENTE QUISER, VAI DAR PARA MUDAR O FINAL!"
(link para a postagem: http://coisasdavidabynick.blogspot.com/2009/01/s-de-sacanagem.html)
Talvez pareça um pouco estranho eu estar falando de política... mas talvez um pouco de Rousseau explique...:
"Entro na matéria sem provar a importância do meu tema. Perguntar-me-ão se sou príncipe ou legislador para escrever sobre política. Respondo que não e que é por isso que escrevo sobre a política. Se eu fosse príncipe ou legislador, não perderia meu tempo em dizer o que deve ser feito: eu faria, ou me calaria.
Nascido cidadão de um Estado livre (...) por menor influência que possa ter minha voz nas questões públicas, o direito de votar basta para impor-me o dever de instruir-me a respeito delas (...)."
[Rousseau, J. J., O Contrato Social. Porto Alegre: L&PM, 2008). Livro I, pág. 23.]
É por isso que essa iniciativa significa pra mim algo bom, pois a população está buscando uma maneira de dar mais relevância para seu voto, tentando garantir que existam candidatos minimanente dignos para que nosso voto tenha mais valor e melhores resultados para o nosso país.
Agora deixo vocês com a charge do Maurício Ricardo:
Fonte: Charges.com.br
Disponível em: http://charges.uol.com.br/2010/05/21/senadores-nao-vou-me-adaptar/
Um bom inicio de semana à todos!
_
Nenhum comentário:
Postar um comentário