segunda-feira, 14 de junho de 2010

Que país é este?

Legião Urbana é a minha banda favorita.
Um dos motivos disso é que a maioria, se não todas as músicas deles, falaram sobre alguns assuntos que são relevantes até hoje.
Como por exemplo, a música "Que país é este?", que fala do Brasil, e da corrupção que já estava impregnada no modo de governo do nosso país naquela época...
E que, infelizmente, ainda está presente hoje em dia.

Para relembrar, aqui vai o clipe da música:





Pensando nisso, quero falar hoje sobre um projeto de lei de iniciativa popular que acho muito interessante. É o Projeto de Lei sobre a vida pregressa dos candidatos, da Campanha Ficha Limpa.

Aqui vai um trecho de um texto sobre a campanha e a lei, retirado do site do MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral):


"A Campanha Ficha Limpa foi lançada em abril de 2008 com o objetivo de melhorar o perfil dos candidatos e candidatas a cargos eletivos do país. Para isso, foi elaborado um Projeto de Lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos que pretende tornar mais rígidos os critérios de inelegibilidades, ou seja, de quem não pode se candidatar.
(...)

O Projeto de Lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos pretende:
Aumentar as situações que impeçam o registro de uma candidatura, incluindo:
Pessoas condenadas em primeira ou única instância ou com denúncia recebida por um tribunal – no caso de políticos com foro privilegiado – em virtude de crimes graves como: racismo, homicídio, estupro, tráfico de drogas e desvio de verbas públicas.

Essas pessoas devem ser preventivamente afastadas das eleições ate que resolvam seus problemas com a Justiça Criminal; Parlamentares que renunciaram ao cargo para evitar abertura de processo por quebra de decoro ou por desrespeito à Constituição e fugir de possíveis punições;

Pessoas condenadas em representações por compra de votos ou uso eleitoral da máquina administrativa.
Estender o período que impede a candidatura, que passaria a ser de oito anos.
Tornar mais rápidos os processos judiciais sobre abuso de poder nas eleições, fazendo com que as decisões sejam executadas imediatamente, mesmo que ainda caibam recursos."

Fonte: MCCE - Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral
Disponível em: http://www.mcce.org.br/node/125

-
Nessa página, mais alguns links sobre a campanha e arquivos em pdf da lei:
http://www.mcce.org.br/node/15

Aqui, um vídeo sobre a campanha:
http://www.youtube.com/watch?v=Irs8X_h6REg&feature=player_embedded
-


Eu estaria muito inclinada a duvidar que essa campanha logre algum êxito, pois é de fato muito difícil acreditar que os representantes criminosos - que hoje em dia temos certeza que já somam a maioria - sancionem uma lei que acabe com a sua própria carreira.
(ver ao fim da postagem a charge do Maurício Ricardo a esse respeito)

E mesmo que isso venha a acontecer, pois eles podem pensar que apoiando a lei vão estar achando outro meio de nos fazer acreditar na sua benevolência (o que é bem provável que façam), eles podem muito bem encontrar modos de driblar a lei e continuar nos enganando, pois já tem um bom histórico pra isso...

No entanto, acho que essa atitude por parte da população significa algo muito bom, que é o fato de que não estamos mais fingindo que não vemos, ou tão acomodados com a situação que chegamos a acreditar que sempre foi assim e que assim sempre será.

Tudo bem que esse país é grande, e que fazer a população se unir e se movimentar em prol de algo se torna difícl às vezes... Mas o fato de a população ser numerosa deveria também significar que temos um poder muito grande.
E é isso que me faz querer apoiar essa iniciativa, pois talvez comecemos a criar a consciência de que temos força sim para mudar o cenário desse país.

Lembro agora da Elisa Lucinda, que escreveu o texto "Só de Sacanagem", texto que inclusive serviu de abertura para meu blog ainda no ano passado.
Ao fim do texto temos o seguinte:

"Dirão: 'É inútil, todo o mundo aqui é corrupto, desde o primeiro homem que veio de Portugal'. Eu direi: Não admito, minha esperança é imortal.
Eu repito, ouviram? Imortal! SEI QUE NÃO DÁ PARA MUDAR O COMEÇO MAS, SE A GENTE QUISER, VAI DAR PARA MUDAR O FINAL!"
(link para a postagem: http://coisasdavidabynick.blogspot.com/2009/01/s-de-sacanagem.html)

Talvez pareça um pouco estranho eu estar falando de política... mas talvez um pouco de Rousseau explique...:

"Entro na matéria sem provar a importância do meu tema. Perguntar-me-ão se sou príncipe ou legislador para escrever sobre política. Respondo que não e que é por isso que escrevo sobre a política. Se eu fosse príncipe ou legislador, não perderia meu tempo em dizer o que deve ser feito: eu faria, ou me calaria.
Nascido cidadão de um Estado livre (...) por menor influência que possa ter minha voz nas questões públicas, o direito de votar basta para impor-me o dever de instruir-me a respeito delas (...)."

[Rousseau, J. J., O Contrato Social. Porto Alegre: L&PM, 2008). Livro I, pág. 23.]


É por isso que essa iniciativa significa pra mim algo bom, pois a população está buscando uma maneira de dar mais relevância para seu voto, tentando garantir que existam candidatos minimanente dignos para que nosso voto tenha mais valor e melhores resultados para o nosso país.


Agora deixo vocês com a charge do Maurício Ricardo:



Fonte: Charges.com.br
Disponível em: http://charges.uol.com.br/2010/05/21/senadores-nao-vou-me-adaptar/

Um bom inicio de semana à todos!
_

Nenhum comentário:

Postar um comentário

*Postagens Populares*

Só de Sacanagem

"Meu coração está aos pulos!

Quantas vezes minha esperança será posta à prova?

Por quantas provas terá ela que passar? Tudo isso que está aí no ar, malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro, do meu, do nosso dinheiro que reservamos duramente para educar os meninos mais pobres que nós, para cuidar gratuitamente da saúde deles e dos seus pais, esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e eu não posso mais.

Quantas vezes, meu amigo, meu rapaz, minha confiança vai ser posta à prova?

Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais?

É certo que tempos difíceis existem para aperfeiçoar o aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz.

Meu coração está no escuro, a luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó e os justos que os precederam: "Não roubarás", "Devolva o lápis do coleguinha", "Esse apontador não é seu, minha filha". Ao invés disso, tanta coisa nojenta e torpe tenho tido que escutar.

Até hábeas corpus preventivo, coisa da qual nunca tinha visto falar e sobre a qual minha pobre lógica ainda insiste: esse é o tipo de benefício que só ao culpado interessará. Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear: mais honesta ainda vou ficar.

Só de sacanagem! Dirão: "Deixa de ser boba, desde Cabral que aqui todo mundo rouba" e vou dizer: "Não importa, será esse o meu carnaval, vou confiar mais e outra vez. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos, vamos pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês. Com o tempo a gente consegue ser livre, ético e o escambau."

Dirão: "É inútil, todo o mundo aqui é corrupto, desde o primeiro homem que veio de Portugal". Eu direi: Não admito, minha esperança é imortal.

Eu repito, ouviram? Imortal! SEI QUE NÃO DÁ PARA MUDAR O COMEÇO MAS, SE A GENTE QUISER, VAI DAR PARA MUDAR O FINAL!"

[Elisa Lucinda]

Seguidores

Twitter

Total de visualizações de página