terça-feira, 25 de agosto de 2009

Frase legal

Achei uma frase muito interessante hoje, que pode traduzir bem o que eu acredito ser a melhor maneira de um psicólogo - em especial o psicólogo social - lidar com pessoas..
aí vai:

"Fale com um homem em uma linguagem que ele entende, e isso vai para a sua cabeça. Fale com ele na sua própria linguagem, e isso vai para o seu coração."

Nelson Rolihlahla Mandela

---


e aqui vai um ótimo exemplo.. :

Trecho de um texto que fala sobre a obra de Winnicott - Teórico da Psicologia do desenvolvimento, chamado "Limite e Espaço", de Madeleine Davis e David Wallbridge:

"(...)Donald Winnicott tinha poderes surpreendentes com as crianças. Dizer que ele compreendia as crianças me parece falso e vagamente condescendente; o que acontecia, na realidade, é que as crianças o compreendiam e que ele se sentia à vontade com elas. Costumava permitir que alguns dos seus colegas mais jovens em Paddington Green estivessem presentes quando entrevistava uma criança. A maioria dos médicos consideraria a presença de outros proibitivamente perturbadora, mas o fato é que, alguns minutos depois que uma criança entrava no seu consultório, tanto a criança como o Dr. Winnicott esqueciam completamente a presença de quaisquer outros. Um bom exemplo de sua aceitação pelas crianças e da sua capacidade de comunicação com elas foi o que aconteceu quando ele estava para visitar uma família dinamarquesa pela segunda vez após um intervalo de alguns anos. As crianças lembravam-se muito bem como brincaram juntos e estavam felizes com a idéia de voltar a ver aquele inglês que sabia falar dinamarquês. Quando o pai das crianças lhes disse que o Dr. Winnicott não conhecia sequer uma palavra de seu difícil idioma, as crianças simplesmente não acreditaram no que o pai estava dizendo (145)." [citação]
_

Nenhum comentário:

Postar um comentário

*Postagens Populares*

Só de Sacanagem

"Meu coração está aos pulos!

Quantas vezes minha esperança será posta à prova?

Por quantas provas terá ela que passar? Tudo isso que está aí no ar, malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro, do meu, do nosso dinheiro que reservamos duramente para educar os meninos mais pobres que nós, para cuidar gratuitamente da saúde deles e dos seus pais, esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e eu não posso mais.

Quantas vezes, meu amigo, meu rapaz, minha confiança vai ser posta à prova?

Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais?

É certo que tempos difíceis existem para aperfeiçoar o aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz.

Meu coração está no escuro, a luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó e os justos que os precederam: "Não roubarás", "Devolva o lápis do coleguinha", "Esse apontador não é seu, minha filha". Ao invés disso, tanta coisa nojenta e torpe tenho tido que escutar.

Até hábeas corpus preventivo, coisa da qual nunca tinha visto falar e sobre a qual minha pobre lógica ainda insiste: esse é o tipo de benefício que só ao culpado interessará. Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear: mais honesta ainda vou ficar.

Só de sacanagem! Dirão: "Deixa de ser boba, desde Cabral que aqui todo mundo rouba" e vou dizer: "Não importa, será esse o meu carnaval, vou confiar mais e outra vez. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos, vamos pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês. Com o tempo a gente consegue ser livre, ético e o escambau."

Dirão: "É inútil, todo o mundo aqui é corrupto, desde o primeiro homem que veio de Portugal". Eu direi: Não admito, minha esperança é imortal.

Eu repito, ouviram? Imortal! SEI QUE NÃO DÁ PARA MUDAR O COMEÇO MAS, SE A GENTE QUISER, VAI DAR PARA MUDAR O FINAL!"

[Elisa Lucinda]

Seguidores

Twitter

Total de visualizações de página