domingo, 2 de janeiro de 2011

Os bons exemplos

Hoje quero agradecer à três professoras que fizeram a diferença para mim, durante o curso de Psicologia.

Hericka Zogbi Dias, Adriane Roso e Gisele Secco.

À Hericka, por ter mostrado a importância do AFETO na transmissão do conhecimento, na Psicologia e na vida. Podemos ser mestres, doutores, carregar muito conhecimento, mas tão importante quanto saber, é ter amor por aquilo que se faz. E ter sensibilidade para enxergar o ser humano em sofrimento, em prol de quem nós usaremos esse conhecimento.

E posso agradecer conjuntamente à Adriane e à Gisele, por exigir nada menos do que o melhor que nós podemos fazer. Agradeço pelo exemplo de sempre nos impelir a usar nossas capacidades para refletir, discutir e desenvolver nossos argumentos. Exercitando o senso crítico, que pouco vemos na atuação profissional.

À Gisele, especialmente, agradeço pela introdução à Filosofia, disciplina pela qual guardo tanto carinho.
Acredito que a Filosofia tem uma importância enorme para o entendimento da Psicologia, e fico feliz pela experiência que tive nas duas disciplinas pelas quais ela foi responsável.
Nesse sentido, agradeço à Hericka, também, pela oportunidade de fazer uma monitoria no curso de Filosofia.
Além de ter sido uma troca maravilhosa entre essas duas áreas de conhecimento, da qual eu pude ser parte,
possibilitou as minhas primeiras experiências "à frente" de uma turma, ou seja, dar aula.
Isso foi muito especial para mim, pois confirmou ainda mais a minha vontade de ser professora de Psicologia.

Colaborar para a construção do conhecimento de outrem não é para qualquer um.
É preciso ter responsabilidade mesmo, e, mais que isso, competência e dedicação, pois é da academia que saem os profissionais do futuro.

Obrigada à vocês três, por esses exemplos, que pretendo levar para a construção da pessoa e profissional que eu quero ser.
_

Um comentário:

  1. minha querida!!!!!
    não tinha visto teu lindo post! nossa, quanta alegria, quanta felicidade em saber de tamanha importância... muito obrigada... conta comigo sempre!

    ResponderExcluir

*Postagens Populares*

Só de Sacanagem

"Meu coração está aos pulos!

Quantas vezes minha esperança será posta à prova?

Por quantas provas terá ela que passar? Tudo isso que está aí no ar, malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro, do meu, do nosso dinheiro que reservamos duramente para educar os meninos mais pobres que nós, para cuidar gratuitamente da saúde deles e dos seus pais, esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e eu não posso mais.

Quantas vezes, meu amigo, meu rapaz, minha confiança vai ser posta à prova?

Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais?

É certo que tempos difíceis existem para aperfeiçoar o aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz.

Meu coração está no escuro, a luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó e os justos que os precederam: "Não roubarás", "Devolva o lápis do coleguinha", "Esse apontador não é seu, minha filha". Ao invés disso, tanta coisa nojenta e torpe tenho tido que escutar.

Até hábeas corpus preventivo, coisa da qual nunca tinha visto falar e sobre a qual minha pobre lógica ainda insiste: esse é o tipo de benefício que só ao culpado interessará. Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear: mais honesta ainda vou ficar.

Só de sacanagem! Dirão: "Deixa de ser boba, desde Cabral que aqui todo mundo rouba" e vou dizer: "Não importa, será esse o meu carnaval, vou confiar mais e outra vez. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos, vamos pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês. Com o tempo a gente consegue ser livre, ético e o escambau."

Dirão: "É inútil, todo o mundo aqui é corrupto, desde o primeiro homem que veio de Portugal". Eu direi: Não admito, minha esperança é imortal.

Eu repito, ouviram? Imortal! SEI QUE NÃO DÁ PARA MUDAR O COMEÇO MAS, SE A GENTE QUISER, VAI DAR PARA MUDAR O FINAL!"

[Elisa Lucinda]

Seguidores

Twitter

Total de visualizações de página